Indústria - Serviços

A fim de sanar os problemas existentes em águas industriais como a corrosão, incrustações, contaminação bacteriológica, dentre outros, a Quimil vem trazer soluções baseadas em implementação de novas tecnologias e produtos de alta qualidade. O know how da nossa equipe técnica vem trazer inovações tecnológicas baseadas na análise individual do sistema em questão.

A aposta na modernização nos leva a era da automação, onde buscamos, com o auxílio da tecnologia, fazer com que os processos não sejam tão dependentes da mão de obra humana. Isso acarreta em menos erros de manobra e, consequentemente, em um processo melhor controlado, gerando menos custos e mais lucratividade.

A sustentabilidade não fica de lado. Nossos esforços são na intenção da redução de impactos ambientas, seja usando produtos de fácil degradação formulados com essa finalidade ou de reajustes no processo que visem tal redução. O verde sempre em primeiro lugar, mas sem esquecer a performance do seu processo.

Uma visita técnica permite à nossa equipe diagnosticar pontos de melhoria no processo e possíveis inconformidades que estejam acontecendo. Análises químicas feitas in loco mostram todos os pontos a serem corrigidos, desde simples desvios a erros de dosagem. Posteriormente as visitas periódicas permitirão analisar a eficiência da tecnologia aplicada e a correção de qualquer eventualidade que tenha ocorrido. Ou seja, a Quimil vem oferecer a você, cliente, o que tem de melhor no mercado em termos de produtos, serviços e tecnologia, com a finalidade de agregar valor ao seu produto final e otimizar o seu processo.

Serviços de Tratamentos

TRATAMENTO DE ÁGUA DE CALDEIRAS

Muito utilizadas como geradoras de vapor, as caldeiras tem uma larga aplicação nos mais variados segmentos do setor industrial. Desde o setor alimentício e têxtil até indústrias químicas que demandam de grandes quantidades de vapor para seus processos.

Devido a essa pluralidade de aplicações, o tratamento de cada tipo de caldeira de modo particular se faz necessário. Dependendo da aplicação e do material do equipamento, um certo tipo de tratamento é requisitado. Entretanto, há problemas comuns a todas as caldeiras: depósitos, corrosões e arrastes. É possível resumir os problemas das caldeiras no seguinte quadro-resumo:

PROBLEMA CAUSA/FATORES
Corrosão Oxigênio dissolvido, pH
Depósito Dureza de cálcio, Dureza de magnésio, Lama aderente
Arraste Sólidos totais, sílica, alcalinidade acima dos limites; Óleos - contaminações

O tratamento que visa evitar esses problemas pode ser externo (antes da água adentrar a caldeira) ou interno (feitos dentro da mesma). A equipe técnica da QUIMIL está apta a realizar um diagnóstico técnico do seu sistema a fim de dar as melhores opções de tratamento, sempre voltadas para suas necessidades específicas. Dentre outros produtos de uso geral (passivadores, inibidores de corrosão, etc) a linha QUIMIL disponibiliza dois específicos para caldeiras:

PRODUTO DESCRIÇAO APLICAÇÃO
Q-CD 01 Inibe a ação do O2, mantém disperso e condiciona sais (Ca e Mg) e metais contidos na água de reposição Segmento alimentício
Q-CD 02 Demais segmentos

TRATAMENTO DE EFLUENTES

Os efluentes são gerados pela incorporação na água tratada de resíduos do processo industrial ou pelas limpezas de processo, originando assim os efluentes líquidos. Os efluentes líquidos ao serem despejados com os seus poluentes característicos causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e conseqüentemente a sua poluição (degradação).

A poluição hídrica pode ser definida como qualquer alteração física, química ou biológica da qualidade da água de lançamento e conseqüentemente no corpo hídrico, capaz de ultrapassar os padrões estabelecidos para a classe, conforme o seu uso preponderante. Considera-se a ação dos agentes: físicos materiais (sólidos em suspensão) ou formas de energia (calorífica e radiações); químicos (substâncias dissolvidas ou com potencial solubilização); biológicos (microorganismos).

A poluição pelos efluentes líquidos industriais deve ser controlada inicialmente pela redução de perdas nos processos, incluindo a utilização de processos eficaz, e otimizado, redução do consumo de água incluindo as lavagens de equipamentos e pisos industriais, redução de perdas de produtos ou descarregamentos desses ou de matérias primas na rede coletora.

Os processos de tratamento a serem adotados, as suas formas construtivas e os materiais a serem empregados são considerados a partir dos seguintes fatores: a legislação ambiental regional, o clima, a cultura local, os custos de investimento, os custos operacionais, a quantidade e a qualidade do lodo gerado na estação de tratamento de efluentes industriais; a qualidade do efluente tratado; a segurança operacional relativa aos vazamentos de produtos químicos utilizados ou dos efluentes, explosões, geração de odor, a interação com a vizinhança, confiabilidade para atendimento à legislação ambiental, possibilidade de reuso dos efluentes tratados.

A QUIMIL dispõe de todo aparato técnico para solucionar situações que vão desde concepção do projeto, melhorias do projeto ou sistema, produtos para operação, correção e manutenção do sistema. Além disso, contamos com um portfólio de produtos para desinfecção, nutrientes, coagulantes, decantação e adensamento do lodo, desidratação e secagem do lodo, eliminadores de odores e espuma.


TRATAMENTO DE ÁGUA DE PROCESSO

A água é um elemento fundamental em praticamente todos os setores de processos industriais pode ocorrer de diversas formas, tais como: incorporação ao produto; lavagens de máquinas, tubulações e pisos, águas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor, águas utilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos, potabilização e esgotos sanitários, etc.

Dependendo da fonte da água, uma grande variedade de técnicas poderá ser empregada para esse fim. As empresas incentivadas por razões  econômicas, passaram a conduzir programas de gestão dos seus recursos hídricos, implementando projetos de reuso, redução de perdas e racionalização do uso.

A  QUIMIL dispõe de tecnologias para tratamento para as  diversas necessidades de nosso cliente e contamos, além de um leque de  produtos auxiliares para correção de pH, oxidação, quelação, dentre outros, com um portfólio completo de produtos para tratamento de águas:

PRODUTO DESCRIÇÃO
Q-CS Coagulante a base de sais de sulfato
Q-CL Agente desinfetante (pó)
Q-PAST DIcloro Agente desinfetante (pastilha)
Q-PAST TRIcloro Agente desinfetante (pastilha)
LINHA MAGNAFLOC Floculantes de base polimérica (aniônicos, catiônicos e não iônicos)

LIMPEZA QUÍMICA

Todo processo está sujeito a contaminações, incrustações e afins. Esses e outros problemas são decorrentes de falhas mecânicas nos equipamentos e/ou operação inadequada do sistema.

Pensando nisso, a QUIMIL vem trazer a solução certa para o seu problema. Tanto para partida de plantas como para ações emergenciais, a QUIMIL tem a estratégia mais se adequa à necessidade de cada cliente. Os principais produtos da nossa linha são:

PRODUTO APLICAÇÃO
Q-LO Limpeza de sistemas contaminados por óleos
Q-LC Remoção de depósitos (incrustações) de calcário
Q-Lacid Limpeza química de circuitos fechados

Em suma, se o seu sistema necessita de uma medida corretiva, seja ele qual for, a QUIMIL tem a solução sob medida para você, cliente.

TRATAMENTO DE ÁGUA DE RESFRIAMENTO

Um dos sistemas mais comuns nas indústrias é o de trocadores de calor. Os problemas mais encontrados neles são a corrosão, incrustação/depósito e a contaminação biológica; de modo que todos eles estão inter-relacionados. Se uma corrosão se inicia, irá ocorrer o depósito de Fe2O3. Já num sistema semiaberto, caso haja uma concentração de CaCO3, este irá iniciar um processo de deposição e, consequentemente, formará uma pilha de aeração diferencial, provocando a corrosão. Esses depósitos formados propiciam o aparecimento de microrganismos que, por sua vez, se em grande número iniciarão depósitos que desencadearão processos corrosivos.

Seja o sistema de água de resfriamento aberto, semiaberto de recirculação ou fechado, a QUIMIL tem a solução certa para ele. Torres de resfriamento, condensadores evaporativos, trocadores casco e tubo. Todos eles podem ser tratados com o uso da tecnologia QUIMIL de tratamento.

A linha QUIMIL específica para água de resfriamento conta com os seguintes produtos:

PRODUTO DESCRIÇÃO APLICAÇÃO
Q-TB 01 Biocida Torres de resfriamento
Q-TB 02 Biocida Torres de resfriamento
Q-TD 01 Dispersante Torres de resfriamento
Q-TIC Inibidor de corrosão Específico para sistemas com ligas de cobre
Q-GI 01 Inibidor de corrosão Água gelada

Pensando também em atender a um mercado mais restrito, a QUIMIL desenvolve uma linha de inibidores específicos (processo de blending) para atender certos tipos de sistema que, por ventura, não se adequem aos métodos de tratamento tradicionais.

POLÍTICA QUIMIL

  • Qualidade
  • Distribuição
  • Segurança Patrimonial
  • Segurança do Trabalho

CERTIFICAÇÃO